20729406_1528349913869834_4820436692065596870_n.png

Carolina Caetano Drummond de Morais

Psicóloga Clínica

CRP 06/98.068

Olá eu sou a Carolina

Seja bem-vindo ao meu site!

 

Porque buscar Orientação Psicológica?

 

 

A Orientação Psicológica é uma ferramenta muito valiosa para lidar com as dificuldades inerentes à vida e à existência humana. Isso significa que podemos recorrer a ela sempre que sentimos dificuldades ou nos momentos de angústia e mudança de vida. Não há motivos para o atendimento em psicologia sofrer o estigma associado à loucura. Ele também tem caráter preventivo e todos podem se beneficiar dele, pois o sofrimento pode assumir diversas formas, e influenciam nosso dia a dia.

 

Qual a diferença entre Orientação Psicológica e Psicoterapia?

 

 

 

A Psicoterapia é um atendimento realizado por um psicólogo e que tem por finalidade de tratar questões psicológicas, emocionais e pessoais, sendo o seu intuito de promover as alterações de comportamento, e também a aumentar o auto conhecimento. Ela acontece de forma presencial com frequência e duração determinadas pela demanda do cliente, também não há duração pré determinada por conta dela depender do processo de cada cliente, bem como da gravidade da demanda. 

Já a Orientação Psicológica Online é uma modalidade de atendimento, regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), de acordo com a resolução 11/2012. Ela não é considerada com psicoterapia, por tratar-se de uma orientação. A Orientação Psicológica Online é considerada uma orientação breve e é mediada por um computador e seu objetivo é tratar questões mais pontuais.  Tem duração máxima de 20 sessões. Pode ser feito através de vídeos ou chat, utilizando meios de comunicação como o Hangouts ou Skype.

O atendimento oferecido por meio digital é o de Orientação Psicológica.

 

Como funiona o sigilo no processo de Orientação Psicológica?

 

 

 

Um dos aspectos mais importantes da Orientação Psicológica é o sigilo, garantido pelo Código de Ética Profissional. Isso significa que o psicólogo jamais poderá falar com outras pessoas sobre o que é discutido durante as sessões. Assim o cliente pode ficar tranquilo para falar abertamente sobre suas questões sem receio de que eles sejam conhecidos por outros. 

 

Como funciona o atendimento em Orientação Psicológica por meio digital?

 

 

 

O atendimento em Orientação Psicológica on line é uma novidade recente que busca atender à demanda de pessoas com demandas mais simples e que não tem condições de deslocar-se na cidade, ou mesmo daquelas que buscam um profissional de outra cidade por não encontrarem esse serviço em sua região. Os meios mais utilizados para o atendimento são softwares que permitem a chamada em vídeo, sendo o mais comum deles o Skype. Para oferecer maior segurança e sigilo, o atendimento é feito apenas em rede de internet segura e particular, de uso exclusivo para essa finalidade. Os computadores usados no atendimento possuem programas antivírus e antispyware, sendo analisados todos os dias e eliminadas possíveis contaminações. Além destas questões, existe também uma limitação em relação ao número máxido de sessões que podem ser realizadas por meio digital (on line), que é de 20 sessões. Essa modalidade de atendimento está regulamentada pela Resolução nº 11/2012 do CFP.

 

Quais casos podem ser atendidos por meio digital?

 

 

 

O atendimento em Orientação Psicológica on line é voltado para casos de estresse, término de relacionamentos, conflitos ou crises nas relações com as pessoas com quem se convive, planejamento de carreira, orientação profissional, orientação a pais e mães, insegurança, questões pontuais em relação à aprendizagem, entre outras questões mais pontuais e simples que podem afetar a vida das pessoas.

 

Qual o público que será atendido em Orientação Psicológica?

 

 

 

O atendimento em Orientação Psicológica on line é voltado para o atendimento de adultos ou adolescentes. A Orientação Psicológica de adolescentes necessita de autorização expressa e por escrito dos pais ou responsáveis, conforme previsto no artigo 8º do Código de Ética do CFP.

 

 

Quais os casos que não podem ser atendidos em Orientação Psicológica on line?

 

 

 

Casos graves não podem ser atendidos por Orientação Psicológica, eis que demandem um processo de psicoterapia com acompanhamento presencial. Alguns exemplos de casos que não poderão ser atendidos por meio de Orientação Psicológica são: Depressão Grave, Esquizofrenia, Transtorno Obsessivo Compulsivo, entre outros.

 

Sobre a vulnerabilidade da Orientação Psicológica por meio digital.

 

 

 

Lembramos a vulnerabilidade do meio eletrônico. É importante que psicóloga e clientes possam tomar precauções, adotar procedimentos técnicos que garantam o sigilo dos atendimentos e que reduzam a vulnerabilidade do meio eletrônico, como por exemplo utilizar antivírus nos computadores. Os serviços mediados pelo computador tecnicamente não são considerados totalmente sigilosos e seguros. Aconselhamos que os clientes não façam uso de computadores públicos, que apaguem os históricos de conversas e utilizem um programa de ANTIVÍRUS, de forma que a vulnerabilidade seja minimizada.

 

IMG-20160917-WA0003.jpg

 

 

 

 

 

Carolina Caetano Drummond de Morais

Psicóloga Clínica - CRP 06/98.068